Conheça Ilha Comprida e Explore a Região

1001 MOTIVOS PARA CONHECER

- Latitude: 24°45'26.42"S
- Longitude: 47°33'55.62"O
- Classificação – Área de Proteção Ambiental (APA)
- Território – 252 quilômetros quadrados
- Habitantes – 10 mil
- Clima- Temperado úmido com média anual de 24º
- Temperatura média da água do mar de 22º a 28º
- Qualidade da Água(Cetesb): “sistematicamente boa”, o mais alto grau de qualidade durante o ano inteiro.

Com 74 quilômetros de praias, áreas de mangues, sítios arqueológicos, matas, dunas e espécies raras de aves, a Ilha Comprida é uma das últimas áreas remanescentes da Mata Atlântica e um dos últimos ecossistemas não poluídos do litoral brasileiro. A Ilha Comprida é considerada pela BirdLife International área importante para a conservação das aves no Brasil. Faz parte do Complexo Estuário Lagunar de Iguape - Cananéia - Paranaguá, que constitui um dos maiores viveiros de aves, peixes e crustáceos do Atlântico Sul. Possui grande importância ambiental, a Organização das Nações para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a incluiu na Reserva da Biosferado Planeta. O Município que tem 100% de seu território incluído em Área de Proteção Ambiental, desenvolve ações estruturais para se transformar em Cidade Modelo do Turismo Sustentável.

Além dos atrativos naturais, a Ilha Comprida promove eventos o ano inteiro. Tem Mostra de Teatro, Festival de Blues, Cinema na Praia, Carnaval, Ilha Julina, Passeios de Bicicleta, Trike, Escuna, Eventos Gastronômicos, Campeonatos de Surf, Pesca e de Esportes Radicais, muitos Shows, mostras de Fotografias e Exposições Artísticas que evidenciam um município onde pulsa forte a CULTURA, o ESPORTE e o LAZER.






VEJA +
 


EXPLORE A PARTIR DA
D´MARCOS HOSPEDAGEM



(A 10KM)
IGUAPE
Iguape é conhecido como a Capital da Mata Atlântica, pois possui aproximadamente 85% da área de Estação Ecológica Juréia- Itatins, além da Estação Ecológica Chauás e do Caleiro Marinho do Estuário Lagunar do Mar Pequeno. Dono de atrativos históricos e religiosos bem preservados (século XVI)e diversos atrativos naturais.
VEJA +


(A 30KM)
BARRA DO RIBEIRA E
COSTÃO DA JURÉIA
A cerca de 20 km do município de Iguape está a foz do rio Ribeira de Iguape, região conhecida como barra do Ribeira, excelente local para pesca, esportes aquáticos e ecoturismo. Aos pouco a pequena vila de pescadores, que a cada ano recebia pessoas de todos os lugares, foi crescendo e se desenvolvendo, tornando-se num bairro, de cultura predominantemente caiçara. Um pouco mais para dentro do rio há um serviço de balsa da Dersa que liga a ilha de Iguape às praias da Jureia e do Prelado, pertencentes ao bairro Barra do Ribeira, ambas de acesso livre, totalizando 19 km de extensão e, a partir daí, à Estação Ecológica da Jureia-Itatins, uma unidade de conservação ambiental criada em 1986 e que atualmente é considerada a maior reserva de Mata Atlântica do Brasil, cujo acesso é restrito, somente permitido para fins de pesquisa e atividades de educação ambiental, junto a grupos organizados, acompanhado de monitores credenciados. Ao final do costão da Jureia está o início da Trilha do Imperador (ou do Telégrafo), construída a mando do imperador D. Pedro I, por onde passava, no século XIX, a linha de telégrafos que ligava o Rio de Janeiro ao Paraná, importante meio de comunicação do litoral do país.
VEJA +


(A 35KM)
CANANÉIA
Cananéia foi fundada no dia 12 de agosto de 1531 por Martim Afonso de Souza. Seu desenvolvimento econômico iniciou-se na Villa de São João Baptista de Cananéa. Foi dela que partiu a primeira expedição de bandeirantes em busca das abundantes pedras preciosas do Vale do Ribeira. Cananéia está no centro de um corredor biológico de 110 km que se estende desde a foz do Rio Ribeira em Iguape (SP) até a baia de Paranaguá (PR) e é um dos maiores berçários de vida marinha do planeta. O município tem 1.358 km², população de aproximadamente 15 mil habitantes, clima ameno e temperatura média do mar entre 22 e 28 º C. Na diversidade desse ambiente você encontra o Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC), cachoeiras, comunidades caiçaras e quilombolas, a curiosa história da cidade como primeiro povoado fundado no Brasil, e suas lendas, fauna, flora, festas e culinária.
VEJA +


(A 40KM)
ILHA DO CARDOSO
O Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC) está localizado no extremo sul de Ilha Comprida, no município de Cananéia.
Criado pelo Decreto nº 40.319 de 03/07/1962, abrange uma área de 15.100 ha, onde são encontrados todos os tipos de vegetação da Mata Atlântica costeira que proporcionam uma variedade extraordinária de ambientes e uma alta diversidade biológica.
O PEIC integra o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, que se estende pelo litoral desde Peruíbe (SP) até Paranaguá (PR). É considerado um dos maiores criadouros de espécies marinhas do Atlântico sul, sendo prioritária a sua conservação.
As praias, os costões rochosos e as dunas podem ser vistos na face da ilha que recebe as águas do oceano, onde se encontram as praias do Itacuruçá, Ipanema, Cambriú, Fole Pequeno, Foles, Lages e Marujá.
Os manguezais se formam no Canal do Ararapira e na Baía de Trapandé, na face ocidental da ilha. Além disso, uma extensa restinga cobre a maior parte da planície litorânea da Ilha.
Existem seis comunidades caiçaras no Parque. Com forte influência cultural indígena, desenvolveram um apurado conhecimento da natureza. São formadas em sua maioria por pescadores que, atualmente, têm o turismo como fonte substancial de renda.
São encontrados numerosos sambaquis (sítios arqueológicos), ruínas da ocupação humana a partir do período colonial e um marco do tratado de Tordesilhas, que também garantem grande importância histórica ao Parque.
VEJA +


(A 45KM)
ARARAPIRA
A vila de São José do Ararapira, localizada entre a divisa dos estados de São Paulo e Paraná, mais precisamente próximo a ilha do Cardoso e ao vilarejo de Ariri, no município de Cananéia – SP (último vilarejo do extremo sul paulista). A região como um todo, é uma das mais bem conservadas da mata atlântica e integra o complexo do estuário lagunar de Cananéia-Iguape-Paranaguá. Foi fundada oficialmente em 1767. Daquele tempo, restaram apenas algumas ruínas, e casas que exibem suas portas e janelas cerradas. A igreja de São José, construída no fim do século XIX, ainda conserva os bancos de madeira, as imagens no altar, mas não há missas, nem padres, nem fiéis, e o cemitério, encravado no meio da mata. Ararapira hoje sofre com a ação dos ventos , comenta os nativos da região, que a “Mãe natureza” não aprovou a construção do canal do Varadouro, desde então as águas do mar começaram a invadir Ararapira inicia então, sua trajetória rumo ao abandono. Em decorrência do abandono, muitas lendas se firmaram sobre o lugar, uma delas é a mais conhecida, A VILA FANTASMA.

VEJA +



(A 50KM)
ILHA DE SUPERAGUI
O trecho de Mata Atlântica localizado entre os Estados do Paraná e de São Paulo é uma das regiões de onde a riqueza biológica encanta pesquisadores e turistas. O Parque Nacional do Superagüí, localizado no município de Guaraqueçaba, é tido como um dos ecossistemas costeiros mais importantes do país,servindo como criadouro natural de aves, moluscos e peixes. É formado pelas ilhas das Peças e do Superagüi, constituídas de formações costeiras arenosas, forradas por mata atlântica, restingas e manguezais. Está integrado ao complexo biológico formado pelas cidades paulistas de Cananéia e Iguape e a paranaense Paranaguá, região conhecida como Lagamar. O Parque foi criado em 1989 atendendo ao pedido de grupos ambientalistas, que desejavam preservar os recursos naturais de ecossistemas costeiros. No caso do Parque Nacional do Superagüí, seus recursos são base de sustento de várias comunidades de pescadores, que vivem dentro e nos seus entornos. Entre as aves destacam-se algumas espécies ameaçadas de extinção, como o aracuã, a saracura e o papagaio chauá, o colhereiro, o tiê-sangue e os tangarás. Os mamíferos são representados pelas pacas, veados, cutias, bugios, jaguatiricas e onça-parda. O mico-leão-da-cara-preta, descoberto na região em meados da década de 90, é uma espécie típica da região. Também podem ser encontrados animais peçonhentos como cobra coral e jararacas. A vegetação do Parque é caracterizada por formações típicas da Mata Atlântica. Há duas espécies de manguezais (mangue-vermelho e mangue-branco), além de uma grande diversidade de espécies de orquídeas. Entre as árvores de maior porte estão as maçarandubas e figueiras.A maior atração do Parque Nacional do Superagüí é a Praia Deserta, com 38 Km de areias claras, que podem ser apreciadas em caminhadas a pé. Ao entardecer, aproveite para apreciar a revoada dos papagaios-da-cara-roxa, na Ilha do Pinheiro. 
VEJA +



(A 100KM)
ELDORADO - CAVERNA DO DIABO
A Estância Turística de Eldorado, região apelidada de "Amazônia Paulista" pelo naturalista, botânico e geólogo português, Manoel Pio Correa, em visita científica por volta de 1920, e reconhecida pela UNESCO como "Reserva da Biosfera do Patrimônio Mundial" desde fevereiro de 1993.
É o 4º maior município paulista em território com 70% de sua área coberta por mata atlântica em bom estado de conservação. Abriga várias cavernas, onde a mais conhecida é a Gruta da Tapagem ou "Caverna do Diabo", muitas trilhas e cachoeiras além de uma rica história e cultura preservada nas comunidades quilombolas.
O Eldorado é uma antiga lenda narrada pelos índios aos espanhóis na época da colonização das Américas. Falava de uma cidade cujas construções seriam todas feitas de ouro maciço e cujos tesouros existiriam em quantidades inimagináveis.

VEJA +


(200KM)
TRILHA DO TELÉGRAFO
A colonização do litoral e a transposição da serra do mar criaram sagas que atravessaram os séculos e agora no despertar do terceiro milênio exercem atração irresistível para pessoas ávidas por emoções puras e contato íntimo com a natureza.
Ao ordenar a construção de uma linha telegráfica ligando Cananéia no litoral sul de São Paulo à Paranaguá no Paraná, o Imperador D.Pedro ...II deu início à lenda que seduz todos os jipeiros, motoqueiros, bikkers e trekkers deste final de século.

D´MARCOS HOSPEDAGEM
Av. Beira Mar, 14996 - Balneário Marambaia
Ilha Comprida - SP - Brasil

CEP: 11925-000
Telefone:
(11) 9 9197-1130

Msn/E-mail:

+ INFORMAÇÕES